terça-feira, 17 de junho de 2008

Nos últimos 12 meses, o aumento do preço de gasóleo foi quatro vezes maior do que o aumento do preço da gasolina. Dados da Direcção Geral de Energia, correspondentes ao final de Maio, mostram que, num ano, o gasóleo aumentou 33% e a gasolina, 8%.
Os especialistas garantem que os impostos e a escalada do preço do barril de petróleo não explicam esta diferença. O problema, dizem, está nas refinarias desactualizadas, como explica a jornalista Catarina Almeida Pereira.
Os especialistas dizem que o preço do gasóleo deve continuar a subir, até porque o custo de produção, sem impostos, já é superior ao da gasolina. O secretário-geral da Apetro, José Horta, lembra que a diferença de preços não foi tão grande nos primeiros quatro meses do ano.
Mas se é grande, agora, é porque essa é a tendência dos mercados internacionais. O secretário-geral da Apetro afirma que a falta de gasóleo é um problema estrutural de toda a Europa. Para resolver o problema, será preciso investir em soluções alternativas.
Mas, para o especialista em petróleo, Caleia Rodrigues, as empresas não têm condições no contexto actual. No final de Maio, a diferença de preços entre gasóleo e gasolina era de apenas de 7 cêntimos.
A manter-se esta tendência, o preço do gasóleo deverá ultrapassar o preço da gasolina, de acordo com a opinião do especialista.

Rádio Clube Português
Economia - 09-06-2008