terça-feira, 24 de junho de 2008

Litro de gasolina pode ultrapassar os dois euros.

Os optimistas antevêem pequenas subidas que colocam o litro a 1,60 euros.

Na sexta-feira passada, o preço do barril de petróleo cotou-se a 132,26 dólares. Se até ao final do ano chegar aos 200 dólares (129 euros), então os portugueses devem preparar-se para pagar bem mais pela gasolina e pelo gasóleo nas bombas de combustível. Este é o cenário mais negro avançado por alguns analistas. Mas existem outros menos pessimistas, que colocam os preços ligeiramente acima dos que são praticados agora.
“Esta (os 200 dólares) é a próxima meta que se pensa que poderá ser atingida. Se isso acontecer, o litro do gasóleo poderá chagar aos 2 euros e a gasolina aos 2,10 ou mesmo aos 2,20 euros. Falam-se de conversações entre a União europeia e os Estados Unidos para colocar um travão na subida, mas se o preço do barril ultrapassar os 150 dólares (97 euros), então também irá chegar aos 200”, disse ao 24horas o economista Miguel Gomes da Silva, especialista nesta área.
Mas também há especialistas que acreditam que o preço do barril não passará muito mais do valor actual. “O Brent tem variações sazonais. Nos últimos anos tem havido uma baixa entre Fevereiro e Março até Junho/Julho e depois volta a subir até Outubro e Novembro. Tem a ver com o Inverno e maiores consumos. Este ano o preço praticamente não baixou e, por isso, imagino que subirá menos. Provavelmente estará nos 160 dólares quando chegarmos ao Inverno”, explicou ao 24horas Caleia Rodrigues, consultor na área de energia.
Também Pedro de Almeida, consultor no domínio da previsão dos preços de petróleo, acredita que “o que se pode esperar são preços próximos dos actuais”:”O preço é provocado pela escassez. É uma questão sem solução, porque todos os países já passaram pelo pico da produção. A única forma de controlar o consumo é pelos preços. É possível que o litro do gasóleo e da gasolina oscile entre os 1,40 e 1,60 euros”.
Ana Maia
24horas
23.Junho.2008
ana.m.maia@24horas.com.pt