domingo, 11 de maio de 2008
A influência da qualidade no nível actual de preços (Diário Económico, 31.Março.2008)
Publicada por José Caleia Rodrigues à(s) 19:11A quantidade e variedade de petróleos que são comercializados no mercado internacional aumentaram enormemente nos últimos anos.
O petróleo bruto ou crude oil é apresentado numa complexa mistura de uma numerosa quantidade de componentes orgânicos que variam em aspecto e em composição, de uma bolsa petrolífera para outra. Da sua composição dependem as propriedades físicas e químicas, como sejam a viscosidade, a densidade (Grau API), o teor de enxofre ou a acidez (TAN).
Estas variáveis são altamente responsáveis pela dimensão das diferenças que os seus efeitos introduzem no nível geral de preços.
Um dos mais importantes recentes desenvolvimentos no mercado foi a entrada de quantidades substanciais de petróleos muito ácidos e de alto teor de enxofre, tendente a colmatar a escassez que está a sufocar o mercado. O seu processamento provoca corrosão nos equipamentos das refinarias e requer soluções técnicas especiais e onerosas. Muito poucas refinarias estão presentemente aptas a refinar petróleos “high TAN”, pelo que a maioria necessita de os misturar com outros antes da refinação. Dado que o petróleo é adquirido em grandes proporções, a mistura de tais quantidades com múltiplas quantidades de petróleo “low TAN” é muito oneroso, apenas realizada se os preços forem compensadores.
Os petróleos que contêm quantidades apreciáveis de ácido sulfúrico (H2S) ou outros componentes sulfurosos reactivos, são denominados “sour”. Os que contêm menos enxofre são denominados “sweet”.
Os recentes aumentos de nível geral de preços do petróleo bruto convencional, registados após 2003, têm muito a ver com as diferenças entre petróleos leves (alto grau API) e pesados (baixo grau API) e entre “sweet” (baixo teor de enxofre) e “sour” (alto teor de enxofre) manifestados pelos petróleos disponíveis no mercado.
Os petróleos leves e “sweet” (como o saudita Super Light, o nigeriano Bonny Light ou o americano WTI) são considerados petróleos de elevada qualidade e exigem um prémio de preço mais alto que os petróleos mais pesados e “sour” (como o iraquiano Kirkuk).
A limitada disponibilidade de capacidade residual de refinação também tem sido recentemente muito realçada como factor determinante do aumento global do nível de preços.
Etiquetas: Artigo de Opinião