domingo, 11 de maio de 2008
PSD acusa Governo de previsão “irrealista” (Rádio renascença, 3.Janeiro.2008)
Publicada por José Caleia Rodrigues à(s) 21:03O PSD considera que a previsão da taxa de inflação para 2008 do Executivo é “irrealista” face às “tendências altistas” do mercado internacional e chama a atenção para a perda de poder de compra dos portugueses.
Para sustentar as críticas, os social-democratas apontam a escalada do preço do barril de crude, que atingiu esta terça feira um novo máximo, os 100 dólares, e que se prevê que poderá “determinar uma segunda ronda de agravamento dos preços”. Patinha Antão, porta-voz do PSD para a área da Economia, argumenta que a taxa de inflação em 2008 será “significativamente” superior aos 2,1% previstos pelo Governo. A situação, acrescenta, irá reflectir-se de forma negativa no poder de compra dos portugueses, já que, na maior parte dos casos, “os salários” não acompanharão a inflação.
Petróleo poderá subir 20% em seis meses. José Caleia Rodrigues, especialista na análise de mercado global de petróleo, considera que o preço do crude vai continuar a subir, uma vez “que ainda não estão criadas condições” para que a situação se inverta . De acordo com o especialista, por um lado, “temos aumento dos custos em toda a cadeia produtiva”, e, por outro, há a escassez, que “faz subir o valor”. Perante este cenário, José Caleia Rodrigues é de opinião que nos próximos seis meses o preço do petróleo poderá subir à volta dos 20%.
TA
Etiquetas: Publicações (Citações)