domingo, 11 de maio de 2008
Pesados de passageiros vão ter gasóleo profissional (Rádio Renascença, 17.Março.2008)
Publicada por José Caleia Rodrigues à(s) 21:14Os transportes pesados de passageiros vão ter acesso a gasóleo profissional. É uma decisão do Governo, anunciada hoje, no Porto, pela Secretária de Estado dos Transportes. A medida surge no mesmo dia em que as associações de revendedores de combustíveis manifestam preocupação com a escalada do preço da gasolina e sobretudo do gasóleo. A esta hora, o barril de crude é negociado em Nova Iorque a 110,46 dólares.
O brent - referência para as importações portuguesas de petróleo - está cotado a 107,51 dólares. Deve, contudo, dizer-se que cada euro vale, neste momento, 1,56 dólares, ou seja, a desvalorização do dólar face a euro resulta numa almofada fundamental para a escalada do preço do petróleo.
O presidente da Associação de Revendedores da Petrogal sublinha que, fazendo as contas em euros, o petróleo não está mais caro do que há dois anos. António Saleiro, entrevistado pela Renascença, queixa-se da especulação e apela a uma intervenção da autoridade da concorrência, prevendo, que, até ao final do ano, cada litro de gasóleo chegue a 1,50 euros.
Também Augusto Cymbron, o presidente da ANAREC, Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis, considera que a escalada do preço dos combustíveis em Portugal não faz sentido.Por força do preço dos combustíveis, tem diminuído a circulação e venda de automóveis, a particulares, estagnou no último ano. As famílias - diz Neves da Silva, da ANECRA, Associação Nacional de Comercio de Automóveis - ponderam mais antes de comprar carro e, quando o possuem, utilizam-no menos. Ainda assim, apesar do preço do gasóleo se aproximar do preço da gasolina, os carros que mais se vendem são exactamente os abastecidos a gasóleo.
Para hoje, em Paris, está, entretanto, prevista uma reunião de crise da Agência Internacional de Energia, em que estarão presentes peritos do sector petrolífero.
José Caleia Rodrigues - especialista na analise do mercado global de petróleo - diz que, desta reunião, deverá sair uma recomendação para a diminuição do consumo do petróleo e dos seus derivados.
Etiquetas: Publicações (Citações)